top of page

Como manter a dieta no mês de dezembro?


mesa dieta confraternização


Dezembro tende a ser um mês de mais comemorações e eventos, consequentemente este parece ser um dos meses com maior quantidade de obstáculos para quem tem como objetivo manter uma dieta saudável, emagrecer ou tratar uma doença crônica não transmissível.

Por outro lado, acho importante refletirmos sobre as desculpas que criamos para trazer conforto à mente, sabe? Ao fim e ao cabo, temos momentos de confraternização em absolutamente todos os meses. Tem sempre alguém de aniversário, temos churras da família, festinha no trabalho e por aí vai... queixe-se menos sobre os obstáculos e canalize sua energia para melhorar suas ações, deixando-as mais coerentes com aquilo que almeja. O que VOCÊ pode fazer dentro de cada contexto?

Abaixo, cito algumas coisas importantes que podem te ajudar a iniciar seu processo ou seguir com bons resultados no mês do chocotone. Rs!



Tenha/mantenha uma rotina:


Mesmo dormindo mais tarde (por causa do happy hour do dia anterior) ou se sentindo mais lento (pela bebedeira na festa da firma), busque - na medida do possível - manter a sua rotina de hábitos saudáveis. Acorde e beba um bom copo de água, coma frutas, mexa seu corpo, organize seus lanches... não caia na "Síndrome da Jaque": "Já que eu exagerei na bebida ontem, vou completar a sequência com um combo do méqui!". Se você fez uma escolha não saudável, do ponto de vista nutricional, aproveite as horas seguintes para fazer boas escolhas. Deixe sua dieta mais harmoniosa. Cada refeição é uma oportunidade!

Se você ainda não tem uma rotina de hábitos saudáveis, crie-a e busque o auxílio de uma nutricionista para não fazer restrições desnecessárias e ser mais assertivo. :)



Hidrate-se:


Com a correria do último mês do ano, pode ser que você esqueça de algumas coisas, mas a água não pode ser uma delas. Dezembro é um mês quente e um corpo desidratado fica faminto, sem vitalidade e tendencioso à constipação (intestino preso).

Ande com uma garrafinha de água, tenha um copo dela na mesa do trabalho, coloque lembretes na forma de bilhetes ou apps e não espere estar com a boca seca para beber água. Beba aos poucos ao longo do dia, tenha isso como um hábito!



Movimente-se:


Considerando que sua agenda pode ficar mais dinâmica neste mês, use os finais de semana para caminhar, correr ou pedalar e nos dias úteis, tente fazer seus exercícios pela manhã cedo, já que quem treina no fim da tarde ou à noite acaba tendo mais faltas, visto que emenda trabalho com confraternização.

Analise seu momento e adapte-o para que você cumpra suas metas e alcance seus objetivos.



Carregue consigo boas opções:


Sim, o mundo não é saudável. Aceite! Rsss! Se ficarmos à mercê do que é oferecido, daquilo que tem disponível, tendemos a comer alimentos de baixo valor nutricional: salgadinhos de padaria, bolos, chocolates açucarados e afins.

Compre snacks saudáveis, deixe-os no trabalho, tenha-os na bolsa... module seu ambiente previamente para que ele te ajude na rotina agitada.



Avalie e repense o consumo de bebidas alcoólicas:


Encontros de final de ano geralmente são recheados com bebidas alcoólicas. É cultural, é gostoso (para mim e para quem também gosta :P)... faz parte do ritual de finalização de ciclos. Mas, se temos mais destes eventos e se sabemos que álcool em excesso faz mal, precisamos repensar o consumo.

Será que você precisa beber em todos os eventos? Isso é realmente essencial? E, se você decicidir beber, você precisa beber muito? Intercalar o consumo com água é algo viável para você?

Não existe uma resposta que vai funcionar para todos, mas é extremamente válido avaliar e repensar, pois bebidas alcoólicas são calóricas e contêm toxinas que não combinam com saúde. Muitas vezes a redução do consumo é justamente o que você precisa ajustar para ter mais resultados no seu processo.



Seja seletivo:

Você tem preferências, todos nós temos. Use-as ao seu favor! Se você nem dá bola para comidinhas do tipo festa de aniversário, pode comer algo saudável antes de ir à um evento que tem essa característica. Se deu uma olhada no cardápio do bar que vai com as amigas e viu que não tem nada atraente para você, guarde este momento apenas para bebericar (se isto for o que realmente não abre mão nesta situação).

No churrasco da firma tem legumes assados para os vegetarianos, salada, carne, pão recheado e salada de batata. Você pode escolher comer legumes e cortes mais magros de carne, por exemplo. No mesmo restaurante que tem hambúrguer com fritas tem salada. Você pode aproveitar para comer uma salada diferente e deixar o hambúrguer para outra oportunidade.

Se a oferta de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, salgados e açucarados aumenta, a sua consciência precisa aumentar de maneira proporcional. Se o ambiente não te ajuda, planeje mais, organize mais e dê o seu melhor. Sem perfeccionismo, mas com intenção e ação.

Saiba abrir mão para poder se permitir quando realmente valer a pena. Disciplina é liberdade. :)


<<<Aproveita e compartilha esse conteúdo com aquela

pessoa que pode se interessar!>>>



Com carinho,


Nutricionista Júlia Lorenzon

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page