top of page

Dieta em cada trimestre da gestação


gestante saudável

A boa nutrição é sempre necessária para termos a saúde em dia, mas durante a gravidez, os cuidados devem ser redobrados, visto que algumas restrições alimentares são necessárias e alguns nutrientes devem ser ingeridos em maior quantidade via dieta e/ou suplementação, objetivando uma gestação com bem estar materno e um bebê saudável.

Abaixo, os principais cuidados com a dieta em cada trimestre da gestação:


  • Primeiro trimestre: - suplementação de ácido fólico que, se possível, deve ser realizada antes mesmo do positivo para gravidez (importante para o desenvolvimento do tubo neural do bebê); - suplementação de ômega-3 (especialmente DHA), visando a saúde cognitiva do bebê e probióticos, visando desenvolvimento imunológico do bebê; - atividade física regular (orientada por um profissional da educação física), visando bem estar geral e redução das chances de desenvolvimento de depressão pós-parto; - baixa ingestão de cafeína; - exclusão de chás (atenção maior à infusões de chá a granel), devido à inconsistência das informações sobre o impacto do consumo de chás concentrados nessa fase da vida. Chás permitidos: gengibre e frutas; - dieta saudável, na maior parte das vezes, sem incremento calórico, visto que a demanda energética não aumenta neste trimestre e o ideal é manter o peso (ou até mesmo diminuir, em caso de mães com sobrepeso ou obesidade); - exclusão de bebidas alcoólicas, devido à presença de componentes tóxicos; - higienização de verduras, legumes e frutas com solução clorada, quando para consumo cru; - consumo de alimentos ricos em fibras, visto que gestantes têm maior predisposição de desenvolver constipação; - exclusão de carnes (de todos os tipos) mal passadas ou cruas, ovos crus (maionese caseira, merengada, ovo com gema mole e etc.).


  • Segundo trimestre: a maior parte dos cuidados do primeiro trimestre seguem e devem ser adicionados estes abaixo. - suplementação de ácido fólico, ferro e cálcio, visto que as demandas já se mostram aumentadas nessa fase. Como os nutrientes trabalham em conjunto, muitas vezes cabe o uso de um polivitamínico; - consumo de alimentos fonte de magnésio e vitamina C; - ganho de peso gestacional saudável, visto que o aumento de peso acima do recomendado aumenta o risco para desenvolvimento de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia; - dieta saudável com incremento calórico (de 300 a 500kcal).


  • Terceiro trimestre: a maior parte dos cuidados do primeiro e segundo trimestre seguem e devem ser adicionados estes abaixo. - ingestão de água, com o intuito de favorecer a produção de leite materno; - dieta saudável com mais incremento calórico (de 300 a 500kcal).



Sobre o ganho de peso gestacional:

O excesso de ganho de peso na gestação é um grave problema de saúde pública, estando associado ao maior risco de bebês grandes para a idade gestacional (GIG), macrossomia, necessidade de cesariana, diabetes e hipertensão gestacional, retenção de peso pós-parto, e obesidade infantil. Por outro lado, não atingir o ganho de peso recomendado pode aumentar o risco de anemia materna, baixo peso ao nascer, parto prematuro, mortalidade perinatal e óbito infantil. 



>>> Este conteúdo é informativo e não substitui consultas médicas ou nutricionais. É em consulta que os profissionais obtêm informações individuais, realizam avaliações técnicas, interpretam exames e etc. e criam condições para orientar a conduta mais adequada e personalizada.



Com carinho,

Nutricionista Júlia Lorenzon

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page