top of page

Chás e suas indicações



Popularmente, chamamos de chá todas as bebidas preparadas com infusão de ervas, especiarias ou frutas em água quente, entretanto chás são apenas as bebidas preparadas com a planta Camellia sinensis (aquela plantinha do chá branco/verde/preto). Os demais devem ser chamados de infusões ou decocções (dependendo do tipo de planta).


As infusões são aquelas feitas com folhas, flores e ramos finos, como cidreira, camomila e lavanda, por exemplo. Já as decocções são aquelas feitas com plantas rígidas, como canela em pau e anis estrelado, por exemplo.


Para infusões: colocar 1/2 a 1 colher de sopa de sopa de planta fresca ou seca em 200ml de água e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. coar imediatamente e tomar.


Para decocções: colocar 1/2 a 1 colher de sopa de sopa de planta fresca ou seca em 500ml de água e levar ao fogo médio por 15 a 20 minutos. coar imediatamente e tomar.


Chás, especialmente os mais concentrados, utilizados com objetivo terapêutico, não devem ser consumidos livremente. Geralmente recomenda-se de 1 a 3 xícaras de chá por dia.


As versões em sachê convencionais* podem ser utilizadas para uma bebida quentinha e saborosa, mas não com o objetivo terapêutico, visto que nestas versões não sabemos se a parte da planta que está no sachê é aquela que contém o princípio ativo de interesse.


Bebês, gestantes e lactantes, a princípio, devem evitar o consumo de chás (exceto por indicação de profissional da saúde).


Abaixo as plantas mais indicadas para queixas comuns (com base em nutrição moderna e Ayurveda):


Gastrite: espinheira santa.

Indigestão: gengibre (gotinhas de limão são bem-vindas).

Retenção de líquido: cavalinha.

Calmante: camomila e lavanda.

Detoxificação (fígado): dente de leão.

Estimulante: chá preto.

Termogênico: chá verde.

Descongestionante: alecrim.

Enjôo: gengibre (até mesmo para gestantes);

Redução de açúcar no sangue: canela em pau.

Logicamente o consumo destas bebidas deve vir acompanhado de uma alimentação saudável, que contribua no tratamento destas queixas/doenças. As infusões e decocções são um complemento aos demais cuidados em saúde (alimentação, exercícios físicos, sono e manejo de estresse e ansiedade).


*Algumas lojas/marcas especializadas podem produzir sachês com boas concentrações de ativo, me referi aos comuns de supermercado.


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page