top of page

Qual o melhor chocolate para a Páscoa?

Atualizado: 6 de set. de 2021



Essa pergunta surge muito quando nos aproximamos da Páscoa: "Qual chocolate devo escolher?".


Já me adianto para dizer que considerando que a Páscoa equivale à um dia do ano, essa escolha exerce pouquíssimo impacto nos nossos parâmetros de saúde (peso, açúcar no sangue e etc.), portanto escolha aquele que você mais adora comer. :)


O que vale a pena pensar é na melhor escolha para aquele chocolate que aparece com frequência. Dentro de um hábito alimentar saudável, uma pequena quantidade de chocolate pode ser bem-vinda, se você gostar da ideia, é claro. Essa quantidade geralmente fica entre 15 a 30g/dia.


O primeiro passo para escolher um bom chocolate, é ler a lista de ingredientes. Idealmente ele deve conter apenas ingredientes conhecidos, como nesse exemplo:





Se ao chegar no supermercado, nenhum chocolate apresentar uma lista apenas com ingredientes que você reconhece como comida, que seria possível ter em casa, opte por aquele com menor quantidade de aditivos alimentares (como emulsificantes, aromatizantes e etc.). O bom não deve ser inimigo do ótimo e a minha ideia aqui é facilitar a sua vida.


Outro ponto é o percentual de cacau. É consenso que chocolates com concentrações maiores de cacau oferecem mais benefícios à saúde de quem consome, pelo menor conteúdo de açúcar e maior conteúdo de fibras e antioxidantes. Investir em chocolates com 70% cacau (ou mais) é uma boa ideia.


Entretanto, considere que não adianta comer um chocolate 70% e morrer de insatisfação. Se a sua preferência é por um chocolate branco, por exemplo, coma-o em pequenas quantidades eventualmente. Como já disse acima, dentro de uma alimentação saudável, alguns quadradinhos de chocolate branco não serão um problema. Use o conhecimento e o autoconhecimento ao seu favor.


Chocolates sem açúcar nem sempre são boas opções, pelo tipo de adoçante que podem conter e pelo incremento de gorduras que podem receber para melhorar o sabor (que pode ficar devendo pela isenção de açúcar). Caso seja necessário o consumo de chocolates sem açúcar, opte por aqueles adoçados com adoçantes naturais (como estévia, xilitol e eritritol).


Se o chocolate for orgânico ou tiver alguns ingredientes nessa versão, ótimo! Isso é bom para a saúde e para o ecossistema e investir nesses produtos é uma forma de aumentar a demanda e reduzir o preço dos mesmos com decorrer do tempo.


Para fechar, abaixo seguem algumas marcas que admiro o trabalho e vendem chocolates de qualidade:



Espero ter ajudado nas melhores escolhas por aí!


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page