top of page

5 dicas para manter o foco na dieta


Ah, o tão desejado foco...

Requerimos ele para trabalhar, estudar, cuidar das finanças... E em cada área da vida, temos um desafio. Com a alimentação não é diferente.

O termo dieta fala sobre a alimentação do dia a dia. Todos temos uma, sendo ela boa ou não. O ideal é que a dieta garanta à você uma adequada oferta de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais) e contribua para o emagrecimento ou manutenção de um peso saudável. Além disso, ela precisa ter a sua identidade, ou seja, deve ser composta por alimentos e produtos que fazem sentido para você, considerando os ambientes que você frequenta, suas condições financeiras, seus interesses e preferências.

Se você tem um objetivo traçado - como o emagrecimento, por exemplo -, precisa seguir uma dieta estratégica para conquista-lo e isto exige foco. Você precisa colocar esta dieta como uma prioridade. Senão, é muito difícil se manter motivado e com bons resultados.

Priorize, priorize e priorize. Responsabilize-se por isso, pois hábitos saudáveis não podem ser terceirizados. Coloque a mão na massa (e nas verduras e legumes também! Rs) e veja seu corpo mudar para melhor.


Abaixo, 5 dicas para manter o foco e ao final do post, algumas sugestões práticas.


1) Tenha rituais:

Acorde e beba um copo de água ou um shot com água morna e cúrcuma em pó, almoce sem telas, tome um chá de camomila antes de dormir...

Os rituais são gatilhos para que o cérebro entenda o que deve ser feito. Apegue-se aos rituais positivos. Treine sua mente!


2) Avalie-se e adapte:

Você se sente melhor consumindo menos lácteos? Ao consumir café, se percebe mais ansioso? Treina melhor à tarde do que pela manhã? Tem mais motivação quando se pesa com frequência? Avalie como seu corpo responde às diferentes ações e adapte a sua rotina. Recalcule a rota quando houver necessidade.

Consulte profissionais da saúde sempre, busque ter mais conhecimento sobre temas relacionados à saúde e exercite o seu autoconhecimento.


3) Faça registros:

Tire fotos das suas refeições, tire fotos suas, tenha uma planilha para registrar como foi a dieta, registre seu peso corporal semanalmente...

Os registros nos ajudam a seguir com vontade de fazer a coisa certa - pois é muito bom visualizar que estamos atingindo nossos objetivos - e nos trazem dados para que possamos traçar novas metas e novas estratégias.


4) Organize as refeições:



Pare para organizar as suas refeições. Isto pode ser feito uma vez por semana ou a cada 3 dias, por exemplo. Tudo vai depender da sua dinâmica.

Tenha uma lista, considerando o que vai ser consumido no almoço e no jantar (fontes de carboidrato, proteína e mais verduras&legumes) e no café da manhã e lanches (lácteos, castanhas, frutas, pão integral, tapioca...). Leve em consideração o fato de você almoçar fora (no refeitório do trabalho ou em buffets executivos, por exemplo) ou não.

Vá ao super e à feira ou compre online, armazene os alimentos, pré-prepare, cozinhe e congele, se necessário. Opte também por marmitas congeladas de boas marcas, pois o dia/semana de correria e/ou preguiça sempre chega. Esteja preparado(a).

Caso estude ou trabalhe fora de casa: "marmite". Tenha uma térmica bonita e saia de casa preparado(a) com sua marmita, iogurte, porções de granola sem açúcar, castanhas, frutas e etc. Crie um ambiente onde é fácil comer bem.


5) Tenha atividades prazeirosas:

Cuide de você. Tenha momentos relaxantes e divertidos! Faça uma massagem, descanse lendo um livro ou vendo um filme, saia para caminhar/andar de bike/correr ao ar livre, reuna-se com seus amigos(as) e familiares queridos...

Todos precisamos de escapismo e amor para seguir em frente, não menospreze este ponto. :)



Indicações:

  • Meu ritual noturno as vezes tem contado com o produto Blue Calm da Pura Vida que tem uma formulação com ativos relaxantes e um sabor gostoso. Conte com 10% de desconto no site Pura Vida com o cupom: 11095;

  • Para ter uma dieta que te ajude a conquistar seus objetivos, conte comigo. Informações aqui.

Indicação de local para a prática de exercícios físicos: Fortem

Indicação de endocrinologista: Dra Roberta Allgayer

Indicação de clínica de cardiologia: CardioPrime MedPlex.

  • Tenha uma planilha de auto monitoramento para seus registros. Clique aqui e obtenha a sua (indicada especialmente em casos de emagrecimento);

  • A Urban Farmcy tem marmitas com boa lista de ingredientes e muito sabor. Conte com 20% de desconto no site Urban Farmcy com o cupom: NUTRIJULIA20;

  • Leia o livro 100% Presente do Joel Jota. Traz informações bacanas sobre foco. Gostei!


Com carinho,


Nutricionista Júlia Lorenzon

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page