top of page

6 preparos para emagrecer no inverno

O frio chegou em Porto Alegre e com ele o relato de "tá frio, né? Dá mais vontade de comer coisas gostosas e quentinhas!". É bem verdade que o frio aumenta nosso gasto calórico, pois o corpo contrai mais a musculatura para gerar calor, mas precisamos considerar que este aumento é algo sutil e que geralmente nos mantemos bem aquecidos (com roupas, pantufas, aquecedores e etc.), o que vai reduzir a necessidade desta contração e consequentemente o gasto calórico.

Não podemos aumentar nossa ingestão de calorias de maneira substancial usando o frio como desculpa. Rs! Por isso, selecionei alguns alimentos quentinhos, baixos em calorias e comfort food para ajudar neste período.

Confira no final do texto indicações de marcas que aprovo e indico. :)


1) Maçã quente com canela

Deu vontade de um docinho pós almoço? Quer um lanche quentinho? Vá de maçã com canela! Adoro este modo de fazer aqui.

Para o lanche, você pode acrescentar outros elementos para trazer mais saciedade como pasta de amendoim/castanhas, granolas de qualidade ou creme de whey protein (ou outra proteína em pó) sabor chocolate ou baunilha.

Calorias: 1 maçã pequena (90g) tem 60kcal


2) Missô

O missô é um produto fermentado da soja, de fácil digestão e com característica probiótica, isto é, ele alimenta de forma positiva a microbiota intestinal. A pasta pode ser utilizada para preparar um missosshiru (sopinha oriental) ou servir de ingrediente para preparos com arroz, carne e etc. Busque pelo produto na versão orgânica.

Prepare um missoshiru simples com 1 colher de chá do produto diluída em 150-200ml de água quente e sirva com um poquinho de cebolinha fresca. Boa alternativa para quando der vontade de beliscar.

Eu gosto de comer como ceia (aquela pequena refeição antes de dormir) as vezes, em dias mais frios.


Calorias: 1 colher de chá de missô (10g) tem 13kcal



Espaguete de abobrinha com camarão
Espaguete de abobrinha com camarão refogado e tomatinhos

3) "Espaguete" de abobrinha/cenoura/palmito/konjac

Estes vegetais são baixos em carboidratos e calorias e tem "a carinha" daquele prato de massa que desejamos em dias mais frios.

Você pode preparar uma refeição bem baixa em carboidratos, combinando o espaguete com molho a bolonhesa de patinho, peito de frango desfiado com molho de tomate ou camarões refogados, por exemplo. Para uma refeição com maior teor de carboidratos, faça um mix com espaguete convencional (de trigo ou similar) e "espaguete" de vegetais. Fica um prato lindo, colorido e gostoso!


Calorias: 1/2 pacote (100g) de konjac tem 9kcal


4) Molho de tomate

No frio, muitos buscam por pratos mais molhados e quentes (almôndegas com molho, lasanhas e etc.). O molho de tomate é o molho mais indicado, pois é baixo em calorias e super nutritivo, rico em licopeno.


Calorias: 1 colher de sopa (20g) tem 12kcal



Escondidinho de abóbora
Escondidinho de abóbora

5) Purê/sopa creme de abóbora

A abóbora é baixa em calorias e tem uma consistência mais firme, diferente de uma abobrinha ou de um tomate, por exemplo, rendendo bons purês e sopas creme.

Você pode preparar um purê/sopa creme, apenas cozinhando-a e temperando-a com sal e temperinhos naturais e batendo-a com o auxílio de um mixer. Use a água do cozimento para alcançar a consistência desejada.

Ótima alternativa para preparar um escondidinho!


Calorias: 100g de abóbora crua tem 40kcal


6) Chás de fruta (e outros)

Chás de maçã e abacaxi podem ser muito saborosos, ajudando a aquecer nossos dias! Outros chás são também bem-vindos! Adoro capim limão, cidreira, gengibre... De acordo com suas preferências, escolha bons chás e prepare-os no dia a dia!


Calorias: valor calórico irrelevante



Indicações de marcas e cupons de desconto* úteis para você:

*Confira todos os cupons de desconto no meu Espaço da Nutri (perfil sempre atualizado com indicações e cupons).



Espero ter ajudado!


Aproveite para compartilhar este conteúdo com quem possa se interessar! :)


Com carinho,


Nutricionista Júlia Lorenzon

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page