top of page

Motivação para fazer dieta

Quem nunca se viu "sem motivação" para fazer dieta que atire a primeira pedra. Rs! Mas, a verdade é que o que a maioria chama de motivação, é entusiasmo e é muito difícil estar neste estado de ânimo diariamente, afinal somos seres humanos, com dias e dias.

Ler mensagens motivacionais, assistir influenciadores(as) que tem um lifestyle saudável e etc. pode gerar uma animação que te leve a preparar uma salada ou beber mais água, mas isso tende a ser momentâneo e a motivação precisa ser instrínseca, precisa vir de dentro de você. É algo mais sólido.

A motivação existe quando temos um motivo importante. Pensando em alimentação saudável, podemos pensar em motivos como: ter um peso saudável, ter bons exames de colesterol/glicemia, ter conforto vestindo o vestido de noiva, ter mais disposição e menos dores de cabeça no dia a dia para dar conta das demandas de trabalho...

Qual é o teu motivo para ter uma dieta saudável? Tenha um motivo forte e faça o que for necessário para te deixar em harmonia com ele. Você não precisa amar a sua dieta todos os dias. Você precisa realiza-la da melhor maneira possível para atingir seus objetivos. Realizando-a, você vai encontrar os alimentos e preparos que mais gosta, criar hábitos por repetição e ter mais entusiamo em seus dias por ver o resultado.

Uma das maiores belezas do ser humano é a adaptação. Podemos nos adaptar a acordar mais cedo, a treinar 3x/semana, a apreciar alimentos que achávamos ruins (por serem ácidos ou amargos), a comer em menor quantidade... Tenho certeza que você já conseguiu se adaptar a algo que não gostava ou achava difícil. Todos temos esta capacidade, ela nos é inerente.

Trazendo para o pessoal, tenho muitos motivos para ter uma dieta saudável, pois sei o quanto ela impacta a saúde e o bem estar geral, mas o meu motivo principal é ter um peso/composição corporal "xis". Me sinto mais confortável, ágil e bonita com determinado peso/% de gordura e junto a outros fatores, isso deixa minha autoestima em dia. Então consumo bebidas alcoólicas com uma frequência menor do que aquela que tenho vontade e me exercito mesmo em dias de preguiça, por exemplo. Mesmo que as vezes seja difícil, fico feliz por estar em harmonia com este motivo forte. :)


Fez sentido até aqui?


I can do it

Para ter "mais motivação":

1) Tenha um motivo forte (ex: ter um peso saudável é bom pra mim);

2) Tenha um objetivo (ex: emagrecer 10kg);

3) Tenha metas (ex: seguir o plano alimentar e fazer apenas duas "refeições livres" por semana);

4) Execute, execute e execute (sem contar com entusiamo, lembre do seu motivo);

5) Ao se sentir "sem motivação", relembre seu motivo, pense no quão importante ele é!



Espero ter ajudado! Aproveite para compartilhar este conteúdo com quem possa se interessar! :)



Com carinho,

Nutricionista Júlia Lorenzon


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page